Entrevista: Connecting Classrooms e Prêmio Internacionalização da Escola

O Instituto Crescer entrevista Luciana Brasil, gerente de projetos no British Council e graduada em Relações Internacionais, sobre o projeto Connecting Classrooms e uma novidade muito interessante para professores, o Prêmio de Internacionalização da Escola, confira abaixo.

Luciana Brasil

Luciana Brasil

1) Quando começou o Connecting Classrooms e o que é exatamente este programa?

O Programa Connecting Classrooms iniciou no Brasil em 2006, com um outro programa piloto educacional chamado School Leadership and New Tools for Learning, ou Programa de Liderança nas Escolas. Este Programa reuniu educadores (especialmente diretores de escola) da América Latina e Reino Unido com o objetivo de buscar caminhos para uma educação de melhor qualidade com ênfase no desenvolvimento da liderança. O projeto nasceu do interesse de governos na América Latina e no Caribe em desenvolver parecerias com o Reino Unido na área. No Brasil, o programa foi implementado em 100 escolas nos Estados de Goiás, Pernambuco, Tocantins, Santa Catarina e São Paulo.

A fase inicial do projeto serviu de base para que os países participantes elaborassem instrumentos e metodologias para o desenvolvimento e fortalecimento da liderança nas escolas com o objetivo de melhorar a educação e o processo de ensino e de aprendizagem. Além disso, possibilitou a criação de redes nacionais e internacionais de educadores. Em 2008, o Liderança nas Escolas foi incorporado ao Connecting Classrooms. O Connecting Classrooms foi concebido com a contribuição de estudiosos da área de educação, autoridades educacionais e educadores de diversos países com o objetivo de promover oportunidades de trocas de experiências e conhecimentos na área.

Com sua característica global, o projeto pode ser adaptado às diferentes necessidades e aos contextos culturais. E, por estarem agrupadas em seus países, as escolas participantes têm a possibilidade não só de formar parcerias com escolas do Reino Unido e de outros países, como também, com outras escolas de seu país. As escolas participantes recebem apoio para o desenvolvimento de projetos curriculares em parcerias, beneficiam-se de desenvolvimento profissional através de seus diretores e professores que têm a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido internacionalmente. Alunos das mais diversas faixas etárias se beneficiam do contato com alunos de escolas de outros países, desenvolvendo projetos comuns, praticando outras línguas e desenvolvendo seus conhecimentos em tecnologias de informação. Além de terem contato com culturas diversas e formas diferentes de viver. Professores e diretores ganham experiência e trocam informações sobre diferentes metodologias e práticas educacionais. As escolas se conscientizam do seu papel junto à comunidade e reconhecem que o processo de ensino-aprendizagem e o bom desempenho de seus alunos vão além dos portões da escola. A comunidade e a família se beneficiam por se reconhecerem como parte de um contexto único, no qual seu papel na educação é tão relevante quanto o da escola, além de terem acesso aos mais diversos modelos de interações comunidade-escola.

Desde de 2009, o Programa é implementado em 53 escolas públicas brasileiras e em mais de 70 países ao redor do mundo.

2) É possível concorrer a prêmio com projetos educacionais internacionais? O que isto tem a ver com o Connecting Classrooms?

As escolas participantes do Programa podem se inscrever para o Prêmio de Internacionalização da Escola (International School Award). O prêmio faz parte de um número de certificações que o British Council oferece como forma de reconhecimento ao compromisso das escolas em estabelecer parcerias internacionais e incentivar seus alunos a se reconhecerem como cidadãos globais. O Connecting Classrooms foi concebido para contribuir com o desenvolvimento de critérios específicos que as escolas devam ter para obter a certificação.

(Nota: Saiba mais sobre o Prêmio aqui e aqui)

3) Quem são os apoiadores do Connecting Classrooms no Brasil e quais são as dicas mais importantes que você pode dar para o professor que quer começar a realizar projetos educativos internacionais?

Nossos principais parceiros são o Instituto Crescer e o CONSED. Também contamos com o apoio do Projeto Escolas-Irmãs, do Ministério da Educação e da Intel.

Acredito que para o projeto ser aproveitado em sua totalidade, o professor precisa ser engajado, criativo e dedicado! É preciso estar disposto a realizar as atividades propostas para que o aprendizado seja de forma divertida e descontraída. Além disso, é preciso ter um conhecimento da língua inglesa, que será o idioma comum a ser utilizado entre os participantes do mundo inteiro.

Saiba mais sobre o Connecting Classrooms e inscreva-se no https://ccprojeto.wordpress.com

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