Escola pública de MG participa de projeto internacional

A Escola Estadual Monsenhor José Paulino de Pouso Alegre, Minas Gerais, foi uma das participantes do Schools Online (anteriormente Connecting Classrooms). A escola participou na segunda fase no projeto Grandes Personalidades, realizando trabalhos sobre pessoas de destaque em diversas áreas no Brasil e trocando experiências com escolas de outros continentes.

Escola Estadual Monsenhor José Paulino de Pouso Alegre, Minas Gerais

O trabalho ficou tão interessante que a escola foi entrevistada por uma emissora de TV local. Veja aqui o vídeo.

Estudantes registraram seus depoimentos sobre o trabalho:

Letícia Mariano (Turma 2M7) – “Foi importante conhecer as personalidades e suas ações pois podem influenciar nossas ações para contribuirmos para um mundo melhor”.

Thallyta Alvarenga (Turma 2M8) – “Através desse projeto foi possível conhecer muitas personalidades de outros países e alguns também do nosso”.

Petrus Vieira (Turma 2M9) – “Foi muito legal. Gostaria que tivéssemos mais projetos como esse!”

Mariane Vieira (Turma 2M9) – “Foi muito interessante participar desse projeto. Nós soubemos das ações de pessoas de muitos países em benefício da população local”.

A equipe gestora também apoiou o projeto.

Francisca Floriza (supervisora da escola) – “Esse projeto nos permitiu trocar experências com outras culturas diferentes. Foi fascinante ver seus trabalhos.”

A professora de inglês Ângela Barroso dos Santos Duarte, que trouxe o projeto para a escola, ficou feliz com a experiência.

“Agradeço o Bristish Council e o Instituto Crescer para a Cidadania por proporcionar essa experiência. Foi ótimo participar deste projeto. Meus alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as contribuições de pessoas de diversos países para tornar o mundo um lugar melhor. Eles também compartilharam suas experiências e fortaleceram sua auto-estima com o uso de uma língua estrangeira. Espero que o projeto continue a inspirar a todos os envolvidos.”

A escola foi apresentada também no espaço internacional online do projeto. Com mais de 100 anos, a escola realizou a última apresentação dos alunos sobre o projeto no teatro municipal da cidade. A personalidade mais votada e destacada foi o piloto Ayrton Senna e foi focado seu trabalho com as crianças do Brasil. Veja o vídeo sobre Ayrton Senna aqui.

Teatro municipal da cidade recebeu apresentação da escola

Para a professora Ângela, os alunos mostraram que “a educação é um passaporte para o futuro, pois o amanhã pertence a aqueles que se preparam hoje”. Ângela e seus alunos colocaram ainda em seus trabalhos a frase “uma língua diferente é uma visão de vida diferente”.

Outras personalidades foram apresentadas pelos alunos de Pouso Alegre com vídeos indicados. Tais como inventor Santos Dumont, ex-presidente Juscelino Kubitschek, arquiteto Oscar Niemeyer, médico Osvaldo Cruz, jogador Pelé, escritor Machado de Assis, atleta Hélio Gracie, comediante Renato Aragão, político e jornalista Afonso Arinos. Os alunos prepararam ainda uma biografia do mineiro Afonso Arinos em inglês (PDF).

Alunos durante apresentação do projeto.

Ao final do projeto, a professora Ângela recebeu o certificado do British Council e do Instituto Crescer.

Para saber mais sobre os projetos do Schools Online e participar dos próximos projetos acesse sempre o nosso blog (https://ccprojeto.wordpress.com).

Turma da Escola Estadual Monsenhor José Paulino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s