Projetos

Funcionamento dos projetos

Cada projeto terá um período para:

– Inscrição dos professores

– Postagem de materiais produzidos pelos alunos

– Coleta de materiais de outras escolas para trabalhar com os alunos

– Postagem de um produto final elaborado pelos alunos

– Postagem de imagens, depoimentos, vídeos ou outros materiais que mostrem as principais reflexões/resultados desta iniciativa, gerados a partir desta oportunidade de intercâmbio

Faixa etária/Áreas do conhecimento

Os projetos atendem a diferentes graus de ensino e áreas do conhecimento.

Ao longo do ano escolar 2011-2012 serão disponibilizados 5 diferentes modelos de projeto para o Ensino Fundamental I, 5 para o Fundamental II e 5 para o Ensino Médio.

Duração dos projetos

Os projetos terão uma duração aproximada de 2 meses. Cada projeto terá um calendário fechado que incluirá o período para a inscrição dos professores e outro para o desenvolvimento das etapas.

Temas e Resumos dos projetos

Os projetos Descubra o cozinheiro que há em você, Meu blog diário e Grandes Personalidades terão início no dia 19 de março de 2012. Os demais tiveram início em meados de agosto de 2011 e estão com as inscrições encerradas. Sugerimos que acompanhe as informações deste blog para mais informações sobre os próximos projetos.

Tema

Faixa Etária

Resumo

Descubra o cozinheiro que há em você

(Inscrições encerradas)

EF I – 6 a 10 anos

Os estudantes irão discutir e preparar pratos do livro de receitas Kids in the Kitchen (ou do website http://kidsinthekitchen.ajli.org). Em seguida farão ilustrações sobre a preparação destes pratos que serão então compartilhadas com estudantes de outros países. Ao final do projeto, os alunos poderão compartilhar suas descobertas produzindo um livro de receitas com a compilação das representações visuais, para ser doado à cozinha da escola. Clique AQUI para obter mais informações.

Meu blog diário

(Inscrições encerradas)

EF II – 11 a 14 anos

Os alunos desenvolverão um blog em inglês, onde registrarão diariamente as suas rotinas e atividades. O link para o blog deverá ser publicado no nosso espaço de projeto. Os estudantes terão a oportunidade de acessar os blogs das escolas de outros países, e assim aprender sobre as diferentes rotinas, atividades e/ou hábitos/costumes. Clique AQUI para obter mais informações.

Grandes Personalidades

(Inscrições encerradas)

EM – 14 a 18 anos

Pesquise com os seus alunos sobre as maiores/mais importantes personalidades de sua região/país que colaboraram para construir um mundo melhor. Os estudantes irão elaborar as biografias destas pessoas e publicá-las no nosso espaço para compartilhamento de atividades. Eles irão posteriormente visualizar as biografias produzidas por outros estudantes, estimulando-os a conhecer também outras personalidades importantes em todo o mundo. Clique AQUI para obter mais informações.

Aprendendo com as brincadeiras

(Inscrições encerradas)

EF I – 6 a 10 anos

A partir de pesquisas com as famílias os alunos deverão organizar uma lista com as brincadeiras infantis preferidas dos seus pais ou familiares para serem detalhadas e compartilhadas com os demais colegas de classe e com as outras escolas. Ao final, os alunos deverão produzir materiais com informações sobre as brincadeiras e organizar uma exposição para que todos da escola tenham acesso.

Paradas de sucesso

(Inscrições encerradas)

EF II – 10 a 14 anos

Você irá escolher com seus alunos as 5 músicas nacionais mais famosas da sua região. Irão pesquisar, para cada uma delas, a biografia do compositor e/ou a história da banda, a letra, a melodia e outras curiosidades. Depois dessa fase, vocês deverão socializar o material coletado com os demais participantes do projeto favorecendo assim, a troca entre as diferentes culturas. O Produto final, será um “Show de Talentos” com apresentação feita pelos alunos de várias músicas da sua região ou de outro país.

Jovem embaixador

(Inscrições encerradas)

EM – 14 a 18 anos

Você e seus alunos deverão fazer um roteiro de viagem indicando os principais pontos turísticos de sua região/país. Os roteiros serão compartilhados, e posteriormente os alunos poderão escolher um país que tenham interesse para conhecer melhor, por meio de uma pesquisa mais detalhada.